O que é uma tag e quais são suas funções?
Tags são códigos (ou scripts) que são adicionados a uma página em um site para ajudar a monitorar os dados sobre o comportamento do visitante. Isso, dentro do marketing e do ambiente digital, é fundamental para a tomada de decisões mais estratégicas. As tags podem ser usadas para vários fins, incluindo:
- monitorar como os usuários chegam ao seu site;
- geração de mapa de calor;
- pesquisar;
- criação de base de acesso para remarketing;
- monitoramento de eventos (cliques em links, download de arquivos e itens retirados do carrinho, por exemplo).
No processo tradicional do que podemos chamar de tagging, os códigos são inseridos manualmente pelos programadores sempre que há uma demanda de análise e monitoramento de visitas ao site, por exemplo. No entanto, é importante notar que esse método de entrada manual tem vários pontos fracos. Entre os principais estão a perda de tempo da equipe de TI e a demora nas ações que poderiam ser tomadas pela equipe de marketing. Assim, com o objetivo de otimizar as rotinas, foi criado o Google Tag Manager.
O que é o Gerenciador de tags do Google?
O Gerenciador de tags do Google consiste basicamente em uma ferramenta gratuita responsável por gerenciar scripts. É muito comum inserir esses códigos em sites, a fim de implementar campanhas de marketing, fazer pesquisas sobre o comportamento do consumidor, analisar o tráfego, entre outros.
Como funciona o Gerenciador de tags do Google?
Após acessar o site do Gerenciador de tags do Google, você deve fazer o login na página usando sua conta do Gmail. Depois disso, você será levado a uma página de configurações da ferramenta. Nele, você deve fornecer o nome da sua empresa, bem como o site. O gerenciador de scripts do Google também possui duas ferramentas muito úteis: gatilhos e variáveis. O primeiro pode ser entendido como um gatilho, de forma que quando um usuário realiza determinada ação no site, a tag passa a rastrear, a fim de coletar as métricas para realizar as análises de desempenho. O segundo funciona como gatilhos e pode adicionar formulários de monitoramento e condições de gatilho aos scripts.
Quais vantagens o Gerenciador de tags do Google oferece um e-commerce?
É de se esperar que o GTM proporcione alguns benefícios consideráveis para aqueles que decidirem usá-lo na gestão da loja online. Conheça os principais nos tópicos a seguir.
Simplicidade na manipulação de código
Uma das maiores vantagens de usar o Gerenciador de tags do Google é a possibilidade de manipular códigos de forma mais simples, sempre que necessário. Deste benefício, obtêm-se dois outros muito importantes: não depender da disponibilidade de quem sabe trabalhar com o código-fonte e eliminar o risco de alterar uma parte relevante dele e gerar algum tipo de problema. Mas, para isso, é necessário que, primeiramente, a inserção do GTM seja realizada manualmente no código do site. A partir daí, é possível fazer customizações, eliminando assim a necessidade de conhecimento técnico de programação.
Maior autonomia sobre as equipes de desenvolvedores
Com o ganho de simplicidade na manipulação de códigos, o Google Tag Manager oferece aos gestores e demais profissionais a possibilidade de implementar tags sem a necessidade de recorrer à ajuda de quem cuida do desenvolvimento do site. Dessa forma, é mais fácil adicionar ou alterar tags de forma rápida e por conta própria. Essa vantagem é ainda maior quando é necessário marcar para coletar dados em períodos muito curtos – que poderiam ser perdidos caso fosse necessário contar com o auxílio dos Desenvolvedores.
Agilidade e facilidade de marcação
O Gerenciador de tags do Google traz diversos benefícios ao processo de marcação do site, já que o recurso fica responsável pela parte técnica, que seria uma tarefa delegada à equipe de programadores. Por meio dele, é possível incluir mais facilmente os códigos de rastreamento do Google Analytics e Google Ads e também do Facebook Ads.
Diversificação de funções
Também permite tirar partido da funcionalidade desta ferramenta e de outros recursos para melhorar os resultados obtidos – pois ajuda a monitorizar o comportamento dos visitantes da sua loja online. Além disso, também pode ser usado com ferramentas de teste A / análise de dados B e.
Maior segurança em projetos
Podemos citar também a segurança que o GTM oferece, já que é possível delegar apenas uma pessoa responsável por essas modificações – que ficam armazenadas e podem ser recuperadas sempre que houver um erro ou alteração que não deveria ter sido feita. Isso atua como um ponto de restauração que pode ser acessado para voltar a uma etapa anterior à falha.
Benefícios para empresas de todos os tamanhos
Quase todas as empresas podem se beneficiar do uso do GTM. Como permite que você marque e edite sem a necessidade de um programador, o recurso é ótimo para pequenas e médias empresas que têm acesso limitado ao suporte técnico no local. Por outro lado, empresas maiores tendem a ter um maior número de tags. Nestes casos, o GTM permite utilizar dezenas deles com facilidade, otimizando a sua gestão e aumentando a velocidade do site – o que é fundamental para que carregue rapidamente e garanta uma experiência positiva para os visitantes.